Dog Forum banner

Estresse, eustresse e inundação

556 views 6 replies 4 participants last post by  cosmos  
#1 ·
Não faço ideia de quem é este treinador, não tenho qualquer ligação a ele, mas gostei muito deste vídeo e da explicação. Ela tomou o seu tempo e tomou uma decisão com base no que tinha visto, tentando atrair o cão. Ela avaliou o stress que o cão estava a demonstrar e o que ela sentia que o cão conseguia lidar, escolheu a pressão com base na observação e compreensão cuidadosas, e o resultado final foi absolutamente maravilhoso! Divirta-se! :)

#2 ·
Foi interessante assistir ao progresso do cão e ao resultado da 'pressão' aplicada. Acho que em tal situação você simplesmente tem que realmente conhecer o cão em questão. Alguns poderiam lidar com isso com facilidade, como este no vídeo, outros não. Meu Felix está definitivamente na categoria 'não'. Se ele estiver inseguro ou hesitando sobre algo, eu tenho que deixá-lo fazer 'o que quer que seja' sozinho. Colocar pressão física, como demonstrado aqui, pioraria a situação e o deixaria mais hesitante/medroso. Deixado por conta própria, e no seu próprio tempo, ele tende a superar a maioria dos problemas rapidamente e tem grande 'recuperação' depois que algo o assusta. Então, conheça seu cão. 😉

Eu acho que em uma situação em que você realmente não conhece bem o cão, e não era algo crítico que o cão tivesse que fazer naquele momento, seria melhor pecar pela cautela e não usar esse tipo de pressão/inundação. Você corre o risco de sensibilizar o cão e piorar a situação. Ir mais devagar tem um risco bastante baixo de consequências negativas. Mas, obviamente, existem muitos cães por aí que podem lidar com algo assim e acabar ficando bem, ou até melhor por isso.

#3 ·
Eu não gostei nada de ver isso.
Fazer esse tipo de coisa com qualquer um dos meus cães seria desastroso. Se eu fizesse isso com o meu cão jovem, provavelmente danificaria a confiança que ele tem em mim e essa confiança teria que ser reconstruída. Suspeito que o mesmo seria verdade para muitos, muitos cães. Mas eu nunca faria isso com o meu cão.
E eu nunca sequer consideraria fazer algo assim com qualquer cão quando se tratasse de algo tão completamente trivial como se o cão queria ou não entrar numa piscina! Só porque a pessoa acha que é uma boa ideia para o cão ir para a piscina por alguma razão, não é desculpa para inundar um cão e fazê-lo entrar na piscina quando o cão está com medo. É totalmente desnecessário e inadequado.

#4 ·
Foi interessante assistir ao progresso do cão e ao resultado da 'pressão' aplicada. Acho que em tal situação você simplesmente tem que realmente conhecer o cão em questão. Alguns poderiam lidar com isso com facilidade, como este no vídeo, outros não. Meu Felix está definitivamente na categoria 'não'. Se ele estiver inseguro ou hesitando sobre algo, eu tenho que deixá-lo fazer 'o que quer que seja' por conta própria. Colocar pressão física, como demonstrado aqui, pioraria a situação e o deixaria mais hesitante/medroso. Deixado por conta própria, e no seu próprio tempo, ele tende a superar a maioria dos problemas rapidamente e tem grande 'recuperação' depois que algo o assusta. Então, conheça seu cão. 😉
Definitivamente uma situação de conhecer seu cão :)
Mas isso levanta a questão, como você sabe que seu cão não consegue lidar com isso, a menos que você tente algo assim? O que volta para você ter que pressionar o cão em algum momento. Talvez? IDK?

Pessoalmente, quero que meu cão seja capaz de lidar com a pressão e se eu puder ser aquele que faz isso, gerenciar toda a situação, controlar o nível de pressão, a situação, a duração, sinto que é muito melhor do que acabar em uma situação em que o cão realmente "tem que" para algo.
Nesse sentido, estou totalmente disposto a experimentar coisas como essa para entender melhor meu cão e também encorajar essa confiança e sucesso em meu cão.

Eu acho que em uma situação em que você realmente não conhece bem o cão, e não é algo crítico que o cão tenha que fazer naquele momento, seria melhor pecar pela cautela e não usar esse tipo de pressão/inundação. Você corre o risco de sensibilizar o cão e piorar a situação. Ir mais devagar tem um risco bastante baixo de consequências. Mas, obviamente, existem muitos cães por aí que podem lidar com algo assim e acabar bem, ou até melhor por isso.
Sim, acho que às vezes brincar com algo que não é crítico torna as coisas mais fáceis, porque o humano está menos estressado com tudo funcionando e pode ser mais paciente e menos emocional. Mesmo sem puxar a coleira, atrair sozinho é uma forma de "pressão", especialmente se o brinquedo ou guloseima for algo que o cão está realmente motivado.

Na verdade, eu prefiro a pressão da coleira do que uma isca porque não quero "envenenar" a recompensa, e não acho legal atrair um cão para fazer algo que ele não quer fazer. Eu tenho um problema com isso em geral.

E sim, alguns cães podem lidar com coisas assim muito melhor - o que levanta outra questão sobre temperamento e o que os bons criadores devem almejar. Pessoalmente, acho que um cão que pode lidar com a pressão é uma coisa boa, não porque eu acho que é sensato treinar com pressão ou qualquer coisa, mas porque acho que a resiliência é tão valiosa em um cão de estimação - que é onde a maioria dos cães vai acabar, mesmo os criados para um propósito.

Estou gostando das diferentes opiniões sobre isso! Obrigado por seus pensamentos!

#5 ·
Pessoalmente, quero que meu cão seja capaz de lidar com a pressão e, se eu puder ser aquele que o faz, gerenciar toda a situação, controlar o nível de pressão, a situação, a duração, sinto que é muito melhor do que acabar em uma situação em que o cão realmente "tem que" fazer algo.
Nesse sentido, estou totalmente disposto a experimentar coisas como essa para entender melhor meu cão e também incentivar essa confiança e sucesso em meu cão.
Absolutamente! Às vezes a vida não é perfeita e temos que adotar uma postura de 'engolir o choro'. Nossos cães não são diferentes. Acho que quanto mais oportunidades dermos aos nossos cães de 'ter escolha' e o resultado for bom/muito bom (no pior dos casos, neutro) enquanto desenvolvemos um relacionamento sólido de confiança com eles (estou aqui por você, Jack!) mais eles não serão afetados por nos colocarmos em uma situação de 'tem que fazer'. Sou totalmente a favor de 'cuidados cooperativos', mas algumas coisas não são negociáveis'.

Um par de exemplos - Quando Felix veio pela primeira vez para nossa casa (trazido por sua mãe e pai adotivos, viagem de carro de 3 horas, para um teste), ele ficou petrificado quando entrou em nossa casa pela primeira vez. Ele subiu em uma cadeira, se encolheu e se recusou a sair daquele cômodo (mesmo quando conseguimos tirá-lo da cadeira) NÃO queria andar voluntariamente pela porta da varanda para o resto do interior da casa. Eu poderia tê-lo arrastado? Bem, claro! mas eu não achei que seria uma boa introdução à nossa casa. Em vez disso, levei-o de volta para fora (pela porta do cachorro por onde ele havia entrado) e voltei para dentro pela porta da frente, que leva ao resto do andar principal. Quando isso aconteceu, ele estava mais do que disposto a andar de cômodo em cômodo, incluindo ambos os caminhos pela porta da varanda (pela qual ele acabara de se recusar a passar).

Na época, ele não me conhecia de Adão. POR QUE ele deveria ter me seguido por um lugar potencialmente perigoso? Agora que ele me conhece e confia em mim, estou mais disposto a pressioná-lo um pouco em situações desconfortáveis (mas sempre lembrando que ele tem um rebote fabuloso e se eu PUDER, deixá-lo trabalhar em algo é a maneira mais rápida de chegar a uma conclusão mutuamente satisfatória) A primeira vez que chegamos a uma travessia de riacho em uma caminhada, ele estava mais ou menos "Sim, inferno para o não!!" Mas ele não teve escolha (não voltamos, através do riacho era a única opção possível) então eu coloquei um pouco de 'pressão' e O...M...G... !!! Ele viveu! Ele NÃO derreteu!! E... ele agora realmente gosta de vadear em riachos e rios! LOL! Ellie era praticamente a mesma coisa no começo sobre molhar os pés. Agora, ela ainda não faz isso por "diversão" como Felix faz, mas ela me seguirá por uma travessia de riacho sem problemas.

Eu concordo totalmente em envenenar uma isca de comida. Tenho dois em lados opostos do espectro. Ellie é uma foodie exagerada (ela comeria uma pedra se você a entregasse a ela!). Felix é mais ou menos 'Meh! Eu como para viver...' sobre comida (A menos que seja um pedaço de filé mignon cru. ISSO ele vai devorar sem olhar duas vezes! lol) Então, embora eu tenha dificuldade em envenenar E com comida, preciso ter muito cuidado com F. Ele vai recusar algo que costumava comer vigorosamente, porque... Eu provavelmente não tenho ideia! Ele realmente tem um bom nome. Definitivamente MUITO um 'Cão-gato'! lol

#6 ·
Arrastar o cão para uma piscina leva o conceito de inundação a um nível totalmente novo. :p

Brincadeiras à parte, tenho algumas reflexões depois de assistir ao vídeo:
1) O cão parece ser um filhote velho o suficiente para ter passado por seu primeiro estágio de medo e jovem o suficiente para não estar em seu segundo estágio de medo. É uma idade bastante adaptável.
2) O cão parece ser um Labrador. Labs bem criados tendem a ser à prova de bomba. Eles também tendem a gostar de água.
3) Vou presumir que este treinador tem trabalhado com o cão antes deste vídeo. Alguém pelo menos apresentou o cão aos amortecedores e ensinou-o a gostar de brincar com eles.
Então... se alguém fosse forçar um cão a sair de sua zona de conforto, arrastando-o para uma piscina e pedindo que ele brincasse... as chances de este cão em particular sair bem eram maiores do que a maioria.

É definitivamente possível, com o cão certo e o relacionamento certo, pedir ao cão que faça algo assustador. Em alguns esportes - pastoreio, IGP, agilidade - é provavelmente até uma coisa boa empurrar o cão um pouco para fora de sua zona de conforto. O cão vai encontrar situações que são assustadoras e desafiadoras. O cão precisa aprender a pensar na situação em vez de cair em pedaços.

No entanto, há uma diferença entre um treinador experiente que empurra um cão sólido para o próximo nível... e um idiota impaciente que sobrecarrega um cão que de forma alguma é capaz de lidar com o que está sendo pedido a ele.

#7 ·
Arrastar o cão para uma piscina leva o conceito de inundação a um nível totalmente novo. :p
Ha ha! Perdi isso - engraçado :)

Não acho que isso importe tanto no quadro geral, mas eu não chamaria isso de arrastar o cão para a piscina. Pelo que vi, ela simplesmente segurou a coleira de forma que o filhote não pudesse recuar, fazendo com que a única maneira de o filhote escapar da pressão fosse entrar na piscina. Reforço negativo para entrar na água. Treinamento clássico de fuga/evitação.
Nada inerentemente errado com o treinamento de fuga/evitação, e também não é inerentemente cruel, na minha opinião.

O maior problema com esse tipo de "pressão" da coleira é que ele ativou imediatamente o reflexo de oposição, tornando tudo mais forçado - tanto para a pessoa que assistia quanto para o cão que o experimentava. Não foi o treinador que puxou, foi o cão que teve uma grande reação de reflexo de oposição.
Existem maneiras melhores de tornar algo não negociável sem ativar o reflexo de oposição. Como simplesmente pegar o filhote e levá-lo para a água.

E, claro, ela também poderia ter simplesmente moldado o comportamento. Não há pressa para colocar o filhote na piscina, então moldar cada aproximação sucessiva também o teria colocado lá dentro. Mas eu entendo, se você é um treinador ocupado, com apenas uma quantidade limitada de tempo para trabalhar com o cão, então moldar pode demorar muito. E, que eu saiba, ela tentou moldar e escolheu esse caminho.

A modelagem também pode ser estranha. Penny gosta de parecer que eu a bato quando coloco uma coleira ou casaco nela, então, em um inverno, decidi realmente trabalhar na modelagem da coleira. Tornou 10 vezes pior. Ela começou a antecipar todo o evento, tornando-o mais lento e prolongando a agonia. Voltei a colocá-lo nela logo antes de sairmos (o que ela adora) e ela voltou a tolerá-lo. Ainda não é sua coisa favorita, mas ela tolera porque significa um passeio divertido.

Então, sim, há muitas outras opções aqui, e por tudo que sabemos, ela as tentou (ou não), mas no final das contas, o resultado me fez sorrir, um labrador feliz que acabou de descobrir as alegrias da água - o que não amar?!

Eu fiz muitos do que chamo de não negociáveis com meus cães ao longo dos anos, as situações do tipo "sim, você não quer, mas vai acontecer".
No outro dia, Penny tinha um carrapato na pálpebra e eu a "forcei" a ficar parada e removi, ela odiou cada minuto, mas foi super rápido, eu a animei depois, e tudo foi perdoado. Ela também sabia que o carrapato estava em sua pálpebra e percebeu depois que eu mexi com ele, que ele havia sumido. Então, também houve um elemento de "oh, mamãe consertou" também.

Essa é a peça de confiança.
E acho que às vezes erramos ao presumir que sempre dar ao cão escolha e agência construirá confiança, e tirar essa agência automaticamente corroerá a confiança. É muito mais sutil do que isso. Às vezes, dizer ao cão que ele não tem escolha é um alívio para ele. Às vezes, dizer ao cão que ele não tem escolha e dar a ele esse resultado divertido como o filhote de laboratório teve realmente constrói confiança.
Eu sei que com Penny, toda vez que eu pedi a ela para fazer algo que ela não queria fazer e ela conseguiu, ela se gaba disso, e com o tempo ela passou a perceber que quando a mamãe a encoraja a fazer algo assustador, acaba sendo bom.

É tudo legal e interessante para mim :)