Arrastar o cão para uma piscina leva o conceito de inundação a um nível totalmente novo.
Ha ha! Perdi isso - engraçado
Não acho que isso importe tanto no quadro geral, mas eu não chamaria isso de arrastar o cão para a piscina. Pelo que vi, ela simplesmente segurou a coleira de forma que o filhote não pudesse recuar, fazendo com que a única maneira de o filhote escapar da pressão fosse entrar na piscina. Reforço negativo para entrar na água. Treinamento clássico de fuga/evitação.
Nada inerentemente errado com o treinamento de fuga/evitação, e também não é inerentemente cruel, na minha opinião.
O maior problema com esse tipo de "pressão" da coleira é que ele ativou imediatamente o reflexo de oposição, tornando tudo mais forçado - tanto para a pessoa que assistia quanto para o cão que o experimentava. Não foi o treinador que puxou, foi o cão que teve uma grande reação de reflexo de oposição.
Existem maneiras melhores de tornar algo não negociável sem ativar o reflexo de oposição. Como simplesmente pegar o filhote e levá-lo para a água.
E, claro, ela também poderia ter simplesmente moldado o comportamento. Não há pressa para colocar o filhote na piscina, então moldar cada aproximação sucessiva também o teria colocado lá dentro. Mas eu entendo, se você é um treinador ocupado, com apenas uma quantidade limitada de tempo para trabalhar com o cão, então moldar pode demorar muito. E, que eu saiba, ela tentou moldar e escolheu esse caminho.
A modelagem também pode ser estranha. Penny gosta de parecer que eu a bato quando coloco uma coleira ou casaco nela, então, em um inverno, decidi realmente trabalhar na modelagem da coleira. Tornou 10 vezes pior. Ela começou a antecipar todo o evento, tornando-o mais lento e prolongando a agonia. Voltei a colocá-lo nela logo antes de sairmos (o que ela adora) e ela voltou a tolerá-lo. Ainda não é sua coisa favorita, mas ela tolera porque significa um passeio divertido.
Então, sim, há muitas outras opções aqui, e por tudo que sabemos, ela as tentou (ou não), mas no final das contas, o resultado me fez sorrir, um labrador feliz que acabou de descobrir as alegrias da água - o que não amar?!
Eu fiz muitos do que chamo de não negociáveis com meus cães ao longo dos anos, as situações do tipo "sim, você não quer, mas vai acontecer".
No outro dia, Penny tinha um carrapato na pálpebra e eu a "forcei" a ficar parada e removi, ela odiou cada minuto, mas foi super rápido, eu a animei depois, e tudo foi perdoado. Ela também sabia que o carrapato estava em sua pálpebra e percebeu depois que eu mexi com ele, que ele havia sumido. Então, também houve um elemento de "oh, mamãe consertou" também.
Essa é a peça de confiança.
E acho que às vezes erramos ao presumir que sempre dar ao cão escolha e agência construirá confiança, e tirar essa agência automaticamente corroerá a confiança. É muito mais sutil do que isso. Às vezes, dizer ao cão que ele não tem escolha é um alívio para ele. Às vezes, dizer ao cão que ele não tem escolha e dar a ele esse resultado divertido como o filhote de laboratório teve realmente constrói confiança.
Eu sei que com Penny, toda vez que eu pedi a ela para fazer algo que ela não queria fazer e ela conseguiu, ela se gaba disso, e com o tempo ela passou a perceber que quando a mamãe a encoraja a fazer algo assustador, acaba sendo bom.
É tudo legal e interessante para mim