Dog Forum banner

Resgate de desligamento - conselhos?

1 reading
10K views 59 replies 9 participants last post by  JoanneF  
#1 ·
Desculpas pela longa publicação, estamos à procura de segurança/conselhos para ajudar o nosso resgate assustado!

Há 3 semanas, resgatámos uma GSDxCanaan de 3 anos. Ela foi resgatada das ruas quando era cachorra, por isso cresceu quase inteiramente em canis. Tanto quanto sabemos, ela não foi maltratada em nenhum momento, ela é apenas antissocial e ansiosa por natureza. Espero ouvir algumas histórias de sucesso e sabedoria daqueles que podem ter passado por experiências semelhantes.

Nas primeiras 1,5 semanas ela estava a correr surpreendentemente bem, dadas as suas ansiedades, esperávamos um ritmo lento, mas ela estava a deixar-nos colocar a sua coleira para passear (o que ela adora!!) a levar um ou outro miminho e a começar a cheirar um pouco pela casa (tentativamente). O seu espaço seguro é um local num canto onde ela pode facilmente observar tudo o que se passa lá em baixo (é de planta aberta). Ela não estava pronta para se aproximar de nós para carinhos/brincadeiras/etc., mas parecia um pouco neutra à nossa presença na mesma sala que ela ou a aproximarmo-nos para colocar a coleira, etc.

Infelizmente, ela teve um grande susto no final de um dos nossos passeios ao entrar em casa. Isto parece ter desencadeado um encerramento completo para ela na casa. Ela já não mostra nenhum desejo de sair do seu lugar seguro, deitada no canto o dia inteiro e desligando-se completamente sempre que nos aproximamos para colocar a coleira. Temos muita sorte que a nossa vizinha esteja feliz por trazer o cão dela e passear connosco, o que dá à nossa menina a confiança para ter a coleira e sair de casa, por isso ainda podemos dar-lhe alguma atividade ao ar livre, estimulação mental e um pouco de tempo de ligação (num passeio ela está realmente envolvida connosco, lembra-se energicamente de nós enquanto está numa trela comprida, e diverte-se muito a brincar com outros cães no parque). Mas assim que estamos em casa sozinhos, ela volta para o canto e fica lá.

Por agora não nos estamos a aproximar dela, a menos que seja para colocar a coleira para os nossos passeios com a amiga dela. Estamos a tentar aproximarmo-nos um pouco mais, atirando-lhe guloseimas a uma pequena distância (quando ela está receptiva). Mas, caso contrário, estamos a fazer o nosso melhor para a deixar em paz para, esperemos, se acalmar novamente.

Ela não é fortemente motivada pela comida, embora o queijo por vezes pareça chegar até ela. Ainda estamos à procura de experimentar alguns artigos alternativos de alto valor - recomendações também são bem-vindas! Até agora, frango e salsichas também são aceites ocasionalmente, a maioria dos miminhos normais são ignorados, e ainda não vimos nada ter uma reação de "uau, eu adoro isto". Brincar connosco atualmente só a assusta, por isso não é uma recompensa alternativa viável, ela só está verdadeiramente motivada pela presença de outro cão neste momento.

Contactámos um treinador que já trabalhou com ela e um comportamentalista também está a ser contactado.

Felizes por lhe dar toda a paciência e espaço de que ela precisa para se acalmar, estamos conscientes de que 3 semanas não é muito tempo, uma vez que ela só conheceu a vida em canil, seria bom ter a certeza de que estamos a fazer tudo o que podemos por ela <3

#3 ·
Obrigado pela resposta rápida! Não temos 100% de certeza do que causou o susto, possivelmente um barulho que não ouvimos no momento errado? Também estava escuro, o que provavelmente também não ajudou. Ela correu pela porta muito de repente e escorregou nos azulejos, então tenho certeza de que ficou bastante perturbada com toda a experiência - colocamos alguns tapetes perto da porta agora para evitar mais escorregões 🤞

#4 ·
Uma das primeiras coisas a ter em mente:
Image

É muito importante que qualquer pessoa que tenha contato com ela use apenas métodos de treinamento positivos - e tenha uma compreensão completa do comportamento medroso do cão e da linguagem corporal do cão.

Por enquanto, eu concordaria que você está no caminho certo - dê a ela o máximo de tempo e espaço que ela precisar. Ela precisa de tempo para aprender a confiar (ganhar a confiança de um cão é um processo), e que ela tem uma escolha, permita que ela (tanto quanto possível) se aproxime e inicie interações que ela é capaz de oferecer e recompense-a por isso. Se ela estiver tão estressada que não consegue ou não quer comer guloseimas (o estresse suprime o apetite), tente jogar a comida suavemente e virar/sair, talvez palavras suaves, elogios gentis possam ser o que você precisa para começar.

#5 ·
Um brilho de positividade hoje é que, enquanto estávamos na cozinha, ela optou por sentar para nos observar (recentemente ela apenas ficava deitada), então jogamos alguns pedaços de frango para ela e ela foi muito receptiva, então tivemos alguns minutos agradáveis ​​jogando gentilmente o frango para ela enquanto cozinhávamos o jantar e ela estava felizmente farejando por eles em sua pequena zona segura enquanto nos atrapalhávamos ☺ pequenos passos, pequenos passos

#6 ·
  • Like
Reactions: 132210 and ShyDog
#7 ·
Muito mais rápido para fora de casa hoje em ambos os nossos passeios com o cão dos nossos vizinhos, ainda um pouco desconfortável em colocar/tirar a coleira, mas ela sai do seu espaço seguro para sentar para que isso seja feito, então parece que um cão amigável é um motivador maior do que sua ansiedade por estarmos perto dela. Ela também conseguiu comer um pouco de queijo em nossa caminhada matinal enquanto praticávamos a chamada, então isso foi um sucesso 🙌, então ela foi muito receptiva a mais pedaços de queijo/salsicha sendo jogados em seu caminho no espaço seguro após seus passeios e se aventurou a dar alguns passos minúsculos para fora de seus cobertores para alcançar alguns dos pedaços mal direcionados.

Ela é um cão tão diferente quando você sai pela porta, apesar de sua ansiedade, ela realmente parece gostar de estar fora e por aí, cheirando tudo o que pode encontrar e lida surpreendentemente bem com estranhos passando por nós, etc. Ela felizmente saiu em rotas de caminhada mais longas do que nosso vizinho sem olhar para trás quando eles seguem em uma direção diferente. Então, temos esperança de que continuar as caminhadas ajude em nossa ligação geral enquanto ela ainda está desconfortável em casa 🤞

#8 ·
Acho que o seu cão ainda está na fase de descompressão e tem estado sob stress que talvez não soubesse que era mais profundo do que pensava... por isso, o que quer que a tenha assustado, foi um evento de stress que de alguma forma 'quebrou' a tensão... e ela pode estar exausta por tentar lidar com isso há mais de uma semana.

Agora, ela só precisa de um lugar seguro para se enrolar e não ter que lidar com isso. E acho que está a fazer a coisa certa ao permitir isso e não tentar fazê-la interagir o máximo possível com qualquer coisa que ela não queira fazer.

Adotei um cão de 5 anos e meio a 6 anos que era praticamente selvagem, devido ao seu antigo dono apenas tê-la amarrado num quintal sem qualquer contacto com outros cães, humanos, sem abrigo e espancamentos com um pedaço de corrente de amarração, ou um pedaço de tábua quando ela soltava a coleira ou a amarração e não vinha ter com ele e ele a perseguia para a apanhar e amarrá-la de volta. Ele só tinha 1 vizinho, mas eles viram o que ele fez, e eles tinham medo dele, então nenhuma ajuda poderia ser dada ao cão. Ele abandonou-a, ela acabou num abrigo de abate, mas foi acolhida por uma organização de resgate no mesmo dia. Então eu fiquei com ela.

o nome dela era Jaya, e pelo que li sobre o seu cão, acho que vai ter um que vai acabar por gostar de ser tocado e acariciado. E neste momento da sua vida, acho ótimo que lhe esteja a dar espaço para apenas resolver as coisas na sua cabeça e emocionalmente.

Dado que ela é mais nova e nunca soube a dor de ser espancada pelo único humano que existia na sua vida... ela, penso eu, vai virar-se para si como fonte de conforto. Mas ela vai precisar de tempo... e tempo, para um cão como aquele, é essencial. Dê-lhe tempo para descomprimir e quando ela estiver consigo nas caminhadas ou quando se juntar a si noutra divisão... não, no início, lhe dê muita atenção... não a faça o seu foco... porque isso pode deixá-la nervosa. Reconheça que a vê, e deixe-a ajustar-se a si. Depois, talvez alguns meses depois, pode falar com ela um pouco mais e ver como ela reage.

A Jaya nunca me deixou estender a mão e acariciá-la, mas ela aprendeu a comer da minha mão, e a não saltar e correr se eu me movesse numa cadeira, ou me levantasse. Demorou cerca de 4 anos para chegar a esse ponto... e isso deixou o meu coração tão feliz por poder passar por ela enquanto ela estava deitada no chão da sala de estar e ela não se assustava, nem se tensionava. Durante os últimos 2 anos da sua vida, ela até decidiu que queria ir passear de carro comigo e com o meu golden retriever, AU. Eu fiquei com ela por cerca de 8 anos, então ela atingiu uma boa idade para um cão maior. Eu adormeci-a no Outubro passado, dia 21. Por isso, já passou cerca de uma semana há mais de um ano.

Desfrute do seu resgate e desfrute do facto de que a maioria dos cães apenas dão o seu amor e confiança muito facilmente... mas alguns daqueles que tiveram um começo difícil na vida, sem muita socialização... tem que GANHAR a sua confiança e amor... eles não o dão facilmente às pessoas.

Mas isso torna esse amor e confiança ainda mais especiais por causa disso.

Stormy

#9 ·
Eu concordo, acho que isso faz muito sentido! No início, ela estava lidando bem e sabia o que se esperava dela com seu treinamento anterior com o resgate, então aparentemente estava indo bem, mas não tínhamos nenhuma confiança/confiança genuína construída, então no instante em que algo deu errado, não havia uma base de boas experiências para ela recorrer. Esperamos que, a longo prazo, ela se aqueça e se apegue bem, pois em passeios ela procurará contato e arranhões no pescoço quando houver um cachorro amigo para confiança.

Parece que Jaya teve muita sorte em encontrá-lo e desfrutar de um pouco de paz mais tarde em sua vida, obrigado por compartilhar.

#11 ·
Mais um pequeno passo hoje - ela aceitou comida (queijo, fígado e frango) de nós em ambos os nossos passeios (incluindo o passeio noturno a sós, onde fazemos uma rota mais longa do que o nosso "companheiro de sair de casa") o que significou que pudemos praticar um pouco de treino de sentar/deitar/pata/chamada!

Fizemos isso bem curto, chamando-a entre nós dois e pedindo coisas fáceis que ela sabe muito bem para dar um impulso de confiança. Ela teve uma cauda feliz e relaxada na maior parte do tempo ☺, podemos não estar prontos para explorar ou interagir na casa, mas estou feliz que os passeios pareçam ser o lugar feliz dela.

#12 ·
Atualização feliz: temos construído o processo de passear, colocar a coleira e a trela antes que nosso amigo chegue, etc.

Além disso, tivemos a visita do treinador que trabalhou com ela no abrigo e nos ajudou com nossa linguagem corporal (parece que estávamos "cautelosos demais" de uma forma que parecia preocupada e estava realmente trabalhando contra nós - ops!) e dando algumas dicas para os próximos passos, enquanto ela constrói confiança para nos ajudar a dividi-lo. Ele parecia um pouco antiquado, mas todos os métodos que ele sugeriu foram baseados em R+ e ele deixou claro que no momento em que ela parar de aceitar o petisco, a sessão termina, o que parece bom. Provavelmente não estaremos prontos para participar de suas aulas habituais por um tempo, mas achamos benéfico ter alguém que a conhece tão bem e que pôde ver as mudanças em sua linguagem corporal em resposta ao que estávamos fazendo.

Desde então, nos últimos dias, temos estado muito mais felizes com a colocação da coleira e até conseguimos sair pela porta antes que nosso amigo chegasse! Ainda vamos passear com a amiga dela, pois é a recompensa de maior valor para ela, mas é um alívio poder tirá-la para passear sozinhos de vez em quando também :love:

Ainda não explorando o resto da casa, mas ela definitivamente parece mais curiosa em nossas atividades gerais e senta-se com mais frequência para nos observar.

#14 ·
Além disso, tivemos a visita do treinador que trabalhou com ela no abrigo e nos ajudou com nossa linguagem corporal (parece que estávamos "cautelosos demais" de uma forma que parecia preocupada e estava realmente trabalhando contra nós - ops!) e dando algumas dicas para os próximos passos, enquanto ela constrói confiança para nos ajudar a quebrar isso.
Você também destacou por que pode ser realmente útil consultar um bom treinador ou comportamentalista para resolver problemas. Às vezes, o problema é que os humanos estão dando mensagens mistas ou perdendo sinais do cão. Um observador externo com as habilidades certas pode detectar esses erros melhor do que você pode enquanto você está no meio das coisas.

#15 ·
Agora estamos a sair para passeios novamente de forma confiável e conseguimos voltar à nossa rotina diária preferida :love: Muito feliz com o progresso dela nessa área e começamos a ver um pouco de abanar de cauda e alguma antecipação (ouso dizer... uma pitada de entusiasmo?!) quando tiramos a coleira dela para passeios! Ontem ela até se levantou e se moveu para a frente fora da sua zona segura por um segundo, antes de pensar melhor e se jogar de volta nas suas mantas 😅 Ela ainda não gosta do ato de colocá-la, mas agora aceita guloseimas ocasionais enquanto fazemos isso, então espero que não demore muito para ela ficar um pouco mais confortável com isso 🤞

Ela também tem agora uma segunda zona segura! Infelizmente, isso não aconteceu devido ao aumento da confiança, nossos vizinhos a duas portas de distância soltaram fogos de artifício há alguns dias, o que a aterrorizou - depois de ficar encolhida e tremendo por um tempo, ela ficou tão assustada que finalmente saiu de sua zona segura e para longe da porta do jardim para a sala de estar (onde há outro espaço montado para ela). Obviamente, não da maneira que queríamos que acontecesse, mas depois dos primeiros dias em que ela estava geralmente muito perturbada após os fogos de artifício, ela agora parece bastante confortável se movendo entre os dois. Nós apenas a recompensamos onde quer que ela esteja e ocasionalmente deixamos guloseimas entre eles para incentivar o interesse em outras áreas.

É ótimo que ela sinta que pode se mover e está menos “presa” naquela zona, embora isso signifique que temos que estar muito mais atentos à nossa abordagem em relação a ela, pois ela se afasta rapidamente se fizermos algo “errado”. Isso é obviamente bom para ela sentir que pode se mover se estiver desconfortável com qualquer coisa que esteja acontecendo, e continuaremos a trabalhar em nossa linguagem corporal/contracondicionamento etc. Também significa que quando ela fica e aceita guloseimas etc. agora parece mais um interesse/vontade genuínos em comparação com ela simplesmente não ser capaz de sair da situação.

Em passeios, ela é uma história totalmente diferente, muito resistente a novas experiências, gosta um pouco de treinamento de obediência e adora encontrar nossos amigos no parque para brincar - ela até se aproximou alegremente (e recentemente pegou algumas guloseimas de) os donos de nossos companheiros de brincadeira mais regulares, e pode ser bastante exigente por afeto.

#20 ·
Alguns altos e baixos nas últimas semanas:

- Tive uma ligeira regressão com o meu parceiro, tornando-se mais medrosa dele, especialmente no escuro, então tive que fazer todas as nossas caminhadas matinais/tardias por um tempo. Felizmente, isso está melhorando novamente depois de fazer algumas caminhadas em grupo com nós dois e ele fazendo mais caminhadas diurnas, onde ela está mais confiante.

- Hoje de manhã ela ficou tão animada quando cheguei em casa que fez uma reverência de brincadeira adequada e estava abanando tanto o rabo que seu corpo tremia! Ela até deu alguns passos para fora do tapete de segurança para me cheirar em saudação 🥰

- Do seu lugar seguro na sala de estar, ela também se aproximou do sofá para cheirar minha mão pendurada na beira 🥺

- Também conseguimos ir de carro para uma aventura! 5 minutos pela estrada até um grande terreno comum e ela se divertiu muito! Inicialmente sobrecarregada e ansiosa com a viagem de carro, mas regulada e acalmou muito bem assim que estávamos andando. Grande sucesso! 🤩 Planejamos mais algumas saídas para encontrar amigos em locais mais próximos para aventuras divertidas com um cão amigo.

- Temos tentado dessensibilizar/contra-condicionar o corte de unhas, infelizmente não vendo nenhum progresso e sua motivação alimentar está especialmente baixa no momento - na maioria das vezes ela vê os cortadores e foge imediatamente 😕 É complicado, pois suas unhas precisam desesperadamente ser feitas, mas eu não quero traumatizá-la tendo que prendê-la para fazer isso! Meu parceiro não pode realmente ajudar por enquanto, pois ela não está tão confortável com ele... Atualmente, estou avaliando os prós e os contras de apenas levá-la a um tosador (temos um para onde podemos ir a pé) ou ao veterinário para fazer isso - quaisquer pensamentos e opiniões são bem-vindos nesta área??
Devo apenas fazer isso sozinho e perder a confiança dela em mim, ou devo deixar um estranho fazer isso e provavelmente tornar a experiência mais estressante, mas potencialmente reduzir o impacto em nosso próprio relacionamento? Ou devo de alguma forma persuadir nosso veterinário a nos prescrever uma medicação situacional? Ou até mesmo nocauteá-la para fazer isso (esta opção parece extrema, pois ela não é agressiva, apenas muito assustada)? Devido à sua baixa motivação alimentar e envolvimento recentemente, acho que também teríamos dificuldade em ensiná-la a usar uma das tábuas de arranhar.

Apenas uma daquelas frustrações da vida com um cão ansioso 🙄

#22 ·
Ela é uma personagem tão adorável, é incrivelmente gratificante ver vislumbres disso 🥰, embora eu tenha que admitir que tivemos alguns momentos de fraqueza em que consideramos adotar outro cão mais velho/mais confiante como companhia para ela para acelerar o processo, pois ela realmente muda quando outro cão está por perto... Deixamos uma mensagem para o veterinário entrar em contato conosco - acho que gostaria de evitar levá-la lá para a tosa em si, pois gostaria de evitar muita associação negativa com veterinário/carro por enquanto, mas espero que eles possam dar algum conselho como você sugere. O abrigo fez com que seu tratador fizesse isso e, aparentemente, ela estava sempre nervosa, então eles apenas fizeram o mais rápido possível, e ela não podia fugir enquanto estava em sua gaiola...

#25 ·
Não é o destino, mas a jornada que importa.

Obrigado por compartilhar sua jornada, é tão comovente, trouxe de volta tantas lembranças (e algumas lágrimas - e tudo bem) da jornada mais incrível que fiz com meu menino resgatado e maltratado. Não é um caminho direto, haverá sucessos, comemore-os, por menores que sejam, haverá contratempos (continue tentando!), assim como as camadas de uma cebola, pois cada camada de dificuldade se desprende lentamente, pode haver mais lutas para superar, mas continue tentando!! Acredite em si mesmo, acredite no seu filhote - você pode fazer isso e suas vidas serão muito mais ricas por isso.

Charlie veio até mim com um histórico de abuso, as cicatrizes em seu corpo, os danos em sua confiança eram inimagináveis, o medo em seus olhos era inconfundível (e de partir o coração), mas ainda assim ele manteve uma fraca esperança de que seu futuro não seria uma repetição de seu passado. Ganhar sua confiança foi uma tarefa monumental, levou dois bons anos para que ele finalmente acreditasse que a vida não dói e que pode até ser divertida. A primeira vez que o vi brincando no quintal com os outros cães, vários meses depois de adotá-lo, me trouxe lágrimas aos olhos.
Charlie esteve comigo por apenas 10 curtos anos, mas durante esse tempo ele me deu seu coração, ele deu o presente de sua confiança, compartilhamos uma ligação que as palavras não podem descrever, foi uma conexão do coração e da alma, que é preciso experimentar para entender sua profundidade e amplitude. Ele pediu tão pouco, apenas uma chance em uma segunda chance, mas me deu tanto!

#26 ·
Honestamente, obrigado a todos por responderem, apoiarem e partilharem as vossas próprias histórias!

É muito terapêutico fazer estas pequenas atualizações, acompanhando o progresso dela (também temos um diário das suas atividades diárias - somos muito extra como pais de cães). E é tão maravilhoso ouvir de pessoas que passaram por isso e sabem como pode ser gratificante (e desafiador)! Fico feliz que a Charlie vos tenha encontrado e aprendido que a vida pode ser uma coisa muito maravilhosa ☺

#27 ·
Alguns grandes passos este fim de semana:

1 - Pela primeira vez, ela foi corajosa o suficiente para experimentar sua cama de cachorro macia! Na primeira vez que a apresentamos, a superfície instável pareceu realmente perturbá-la e ela só se sentia confortável com cobertores no chão. Desde que experimentou, ela passou quase o dia inteiro relaxando feliz 😂
2 - Ela conheceu a família do meu parceiro e seus 4 (!!) terriers. Uma longa caminhada em grupo no terreno comum, seguida de um almoço em nossa casa e ela se saiu incrivelmente bem, ficando em seu espaço seguro observando tudo - ela não mostrou nenhum sinal de estresse perceptível e ficamos muito impressionados.
3 - Ela chegou muito perto de sair de sua principal zona segura para se juntar a nós na outra sala 🥹 não conseguiu no final, mas passou mais de 5 minutos "se preparando" indo e voltando entre o espaço seguro e a porta... Espero que em breve ela esteja pronta para ir o resto do caminho 🥰